Cenário

O cenário começa, como tudo, com a planificação. Há várias formas de o fazer, com lápis e papel (sem esquecer a borracha, claro, muita borracha...) ou recorrendo a softwares, de preferência que façam 3D. Há de todos os tipos, gratuitos, como o SCARM, mas que são bons, até aos excepcionais, normalmente muito potentes, com uma curva de aprendizagem e preço a condizer, por exemplo 3rd Planit. Eu escolhi o Raily, não é caro e é bastante bom. Sem querer fazer qualquer publicidade, claro de marcas ou modelos, vejam e escolham por vocês.
Uma ideia do meu plano na zona centro em 3D:
Depois do plano vem a construção. Normalmente com a estrutura de suporte:
aqui noutro ângulo, com algumas placas de poliestireno extrudido (vulgo roofmate, ou wallmate) que mais tarde irão ser esculpidas sob a forma de rocha. É uma técnica que vou tentar pela primeira vez. Os resultados dificilmente serão tão bons como os obtidos com moldes de gesso, só que para cobrir grandes áreas em pouco tempo e com pouco peso, será talvez a melhor forma:
Após algum (bastante) trabalho com faca, x-acto, lixa, etc e pintura lá se foram conseguindo alguns resultados:



na foto seguinte vê-se um detalhe da parede rochosa do lado Norte da montanha. Este efeito é conseguido com várias camadas de tinta aplicadas a pincel seco, sobre uma base de cor muito escura. No meu caso, um castanho cinza a aproximar-se do preto.








No comments:

Post a Comment