Electrificação

Esta é uma parte do hobby muito importante, pois para assegurar um correcto funcionamento é necessário um bom plano de electrificação que cubra o tipo de equipamentos a usar, o traçado, as ligações, etc.
No meu caso, como estou a fazer DCC, optei pelas agulhas electrofrog, pois garantem uma melhor condutividade, especialmente para locomotivas com boggies curtos (dois eixos) e também um melhor aspecto.
Têm o inconveniente de necessitarem, para um bom funcionamento, do controlo de polaridade da cróssima (também conhecida por "frog"). No entanto como optei pelo DCC, resolvi utilizar os descodificadores da ESU para comando de servos (Switchpilot Servo), acoplados aos descodificadores para comando de circuitos auxiliares (Switchpilot Extension).  As únicas agulhas em que decidi não o fazer foram quatro agulhas que se encontram bastante próximo do extremo lateral da maqueta, e por isso podem ser comandadas manualmente; além disso são usadas para manobras na zona industrial, pelo que é obrigatória a presença no local, ao contrário das agulhas das vias de partida e chegada que podem ser comandadas à distância sem qualquer inconveniente. Até agora têm funcionado sem problemas.

Seguem algumas imagens da electrificação:





nas imagens também se podem ver os suportes para servos que foram feitos de raiz, inicialmente em madeira e estireno e nos últimos modelos, todos em estireno, com base numa imagem que vi numa revista.
Nestas imagens a electriifcação ainda não está concluída, pois falta etiquetar os cabos e arrumá-los melhor.
De notar que todas as ligações entre os troços de via e os cabos principais de alimentação são feitas por solda. Experimentei outros métodos, nomeadamente os famosos "suitcase connectors" sem grande resultados. Com solda não há dúvidas... Mas dá mais trabalho...

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