Plano

O plano de vias actual desenvolve-se em três secções (Sul, Centro e Norte) e dois níveis. Uma primeira secção Sul, de um só nível:
como se poderá ver mais tarde nas fotografias, esta secção pretende representar uma zona de paisagens semelhante às vinhas do Douro, com um porto fluvial e também uma zona de parque de mercadorias/triagem e uma zona de serviço de locomotivas.
Esta secção fazia parte do desenho original da maqueta e tenciono mantê-la assim.

A secção do Centro tem dois níveis, um superior que representa de um lado uma pequena cidade algures na Alemanha, com uma estação e algumas casas, bem como um armazém e uma pequena via de serviços às locomotivas.
O nível inferior é uma gare fantasma com 4 vias, servirá de destino e origem imaginários, bem como ligação com a zona do Douro. Bom, como é que a DB se liga à REFER/CP, isso agora terão de usar a vossa imaginação, a questão é que eu gosto da região do Douro e como não é fácil arranjar só material circulante português, sendo a maioria da Europa Central, edifícios incluídos, então o resto fica nos domínios da fantasia, que também faz parte do hobby. No entanto, à parte este "pequeno" detalhe, o plano de vias está orientado o  mais possível para maximizar as manobras sem no entanto esquecer a parte cénica, i.e., procurei fazer algo que fosse agradável à vista mas que tivesse interesse, pois maquetas em que as composições andam num movimento perpétuo atrás da própria "cauda" (o tail-chaser), dispensam-se.
Aqui uma imagem da secção Centro completa, nível 1 e 0:
  
e só a parte da "gare fantasma", nível 0:
Finalmente a secção Norte:

  e agora uma visão completa do plano:





No comments:

Post a Comment